Insuficiência Cardíaca
Insuficiência Cardíaca
O que é?
A insuficiência cardíaca é a dificuldade do coração em bombear sangue adequadamente para o organismo. O coração em geral aumenta de tamanho.
Muitas vezes o aumento de tamanho do coração ou sua dificuldade de bombeamento de sangue nas fases iniciais não causam sintomas e o diagnóstico é feito através de um RX de tórax ou de um ecocardiograma de rotina. Com a evolução da doença podem surgir sintomas, sendo o mais frequente a falta de ar, inicialmente aos esforços e mais tardiamente a pequenas atividades e até em repouso. Existem muitas causas para o desenvolvimento da insuficiência cardíaca. A mais comum é pressão alta a longo prazo. Às vezes pode ser consequência de doença das válvulas cardíacas, que não funcionando adequadamente, exigem um trabalho maior do coração, ocasionando seu aumento. As válvulas podem ser reparadas através de cirurgia (plástica valvar) ou substituídas por próteses atrificiais quando necessário. Em outros casos pode ser devido à cardiopatia isquêmica causando redução de fluxo ao músculo cardíaco e morte de parte deste. Também pode decorrer de doenças do próprio músculo do coração (miocardiopatia) ou de infecção viral (miocardite).
Tratamento Cirúrgico
Muitos pacientes com discreto aumento do volume cardíaco ou déficit leve de contração podem levar uma vida normal. O tratamento vai depender da causa e dos sintomas. Varia desde pequenas mudanças de hábitos até o transplante cardíaco, dependendo da gravidade. Medicamentos podem ser prescritos para pressão alta. Redução da ingesta de álcool e sal são recomendados, assim como alterações no estilo de vida como exercícios físicos regulares dentro do limite individual.
Intervenção - Procedimento
Em casos mais graves e selecionados de insuficiência cardíaca e, dependendo da causa e dos sintomas, pode ser necessária associação de remédios e intervenção cirúrgica como:
- Pontes de safena, mamária e retirada de zonas de infarto com reconstrução da geometria do ventrículo na cardiopatia isquêmica;
- Aneurismectomia de ventrículo esquerdo em aneurismas;
- Cirurgia das válvulas nas valvulopatias;
- Implante de marcapasso multissítio;
- Implante de desfibrilador/cardioversor;
- Transplante cardíaco.