coração
INSTITUTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
sinais vitais médicos corrida cirurgia
Cardiopatia Congênita
Comunicação interatrial e interventricular (CIA/CIV)

O septo cardíaco é uma parede muscular que divide o lado direito do lado esquerdo do coração, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (rico em oxigênio). O septo atrial separa o átrio direito do átrio esquerdo (as duas câmaras de cima do coração), enquanto o septo ventricular separa o ventrículo direito do esquerdo.

 

Figura 1. Septo cardíaco normal e septo cardíaco com defeito

 

Uma comunicação interatrial (CIA) é um defeito (buraco) entre os dois átrios enquanto a comunicação interventricular (CIV) é uma abertura entre os dois ventrículos. Embora estes sejam defeitos congênitos (de nascimento) algumas vezes podem ser diagnosticados somente em crianças maiores e até em adultos.

 

Nestes defeitos ocorre a mistura de sangue do lado esquerdo do coração para o direito ou vice-versa, causando sobrecarga do coração e um maior fluxo ao pulmão. Se não forem tratados podem levar a aumento de tamanho do coração, arritmias e hipertensão pulmonar. As CIVs pequenas em crianças podem fechar espontaneamente. A CIA em geral exige tratamento pois não fecha sozinha. O ecocardiograma auxilia na avaliação mais detalhada do defeito, no tamanho das cavidades do coração e na estimativa da pressão pulmonar.

 

- INTERVENÇÃO-PROCEDIMENTO

 

Quando indicado intervenção os defeitos são corrigidos por cirurgia. Na cirurgia a CIA pode ser fechada diretamente ou através da colocação de um remendo de pericárdio de boi ou do próprio paciente (em defeitos grandes). Já as CIVs em geral requerem o emprego de remendos para seu fechamento. O importante é realizar a cirurgia antes que se estabeleçam alterações irreversíveis como aumento importante de tamanho cardíaco e hipertensão pulmonar, pois, em determinados casos, a cirurgia já não é mais possível.

 

Uma nova alternativa para casos selecionados é o fechamento percutâneo, onde é utilizada uma prótese tipo guarda-chuva, que é colocada pela virilha até o local do ,pdefeito. Este é um procedimento mais recente e devemos aguardar os resultados a longo prazo para uma adequada avaliação de seu papel.

©2011. Dr. George Soncini. Todos os Direitos Reservados.